Redes Sociais

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

25 julho, 2010

São Brás promoveu VIII Festival do Folclore

O VIII Festival de Folclore de São Brás de Alportel, realizado no passado sábado, dia 19 de Junho, deu início à edição de 2010 do Programa de animação do Centro Histórico “Noites da Verbena”.
O Jardim da Verbena, que deve o seu nome à planta com o mesmo nome, que perfumava outrora aquele espaço, antigo jardim do palácio Episcopal, que servia de estância de veraneio aos bispos do Algarve, voltou a florir ao som da música tradicional portuguesa, com os passos de dança dos 5 grupos de folclore, que passaram por aquele palco, provenientes de norte a sul do país.
O VIII Festival de Folclore de São Brás de Alportel foi uma iniciativa do Rancho Típico Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, da Junta de Freguesia e de um vasto conjunto de entidades locais, que teve por objectivo valorizar e preservar as tradições culturais, os usos e costumes das gentes, através do folclore.
Na edição deste ano, o Festival contou com a participação do grupo anfitrião - Rancho Típico Sambrasense - , Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista, Rancho Folclórico “Os Saloios de D. Maria” e Rancho Folclórico de Elvas.
Ao longo de mais de duas horas de espectáculo, o público pôde apreciar mostras etnográficas distintas que ilustraram o modo de vida de cada região representada. Nas letras, as histórias de vida de outrora e nos passos um regresso ao passado feito através de um trabalho de recolha de modas e danças de outros tempos.
Esta 8ª edição integrou mais de uma centena de dançarinos de todo o país que vieram a São Brás de Alportel reviver as raízes da cultura portuguesa, dando a conhecer usos e costumes que perduram na memória das gerações através do Folclore.

0 comentários: